terça-feira, 29 de julho de 2014

Secretaria de Cultura de Guarulhos prorroga prazo de inscrições para curso gratuito de Formação Cinematográfica


A Secretaria de Cultura prorrogou até o dia 1º de agosto o prazo para inscrições do Curso de Formação Cinematográfica. Serão disponibilizadas 60 vagas para maiores de 16 anos, preferencialmente moradores da cidade. As aulas terão início em agosto e acontecerão às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 18 horas.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia simples do RG e de um comprovante de residência, carta de interesse e currículo artístico (se houver). A inscrição deve ser feita pessoalmente na Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 2º andar, Macedo), de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2087-4172.​
O curso
A Secretaria de Cultura, entendendo a importância e a dimensão simbólica do audiovisual, pretende possibilitar as condições de produção aos realizadores da cidade, com um conjunto de iniciativas: apoio e fomento à produção, formação técnica e artística, criação de espaços e atividades de difusão do audiovisual, contemplando a formação de público para o audiovisual produzido em Guarulhos e também para a produção nacional. O curso é dividido por módulos sequenciais, entremeados por palestras e debates.

A escola

Pode-se afirmar que o audiovisual é um poderoso difusor da imagem e da cultura dos países e de suas regiões. Propagador de ideias, comportamentos, hábitos e crenças e instrumento de transformação social e de nossa afirmação soberana no mundo, tem potencial para o fortalecimento da nossa identidade cultural. Assim, a criação da escola possibilitará espaço físico e simbólico para a troca de experiências, vivência e todo o processo de criação que envolve o audiovisual, em suas inúmeras perspectivas e proposições. Locus de estímulo à abordagem da linguagem artística, propõe-se a constituir-se em alternativa de expressão da cidade, sensível e humanística.

MÓDULOS

Audiovisual, cinema e modernidade

Neste módulo, o participante terá acesso a um quadro do cinema como arte nova e suas relações com as outras artes. Trará informações quanto à formação dos três domínios de realização cinematográfica e suas transformações no curso do tempo, do período clássico a atualidade, abordando a história do cinema com ênfase nas rupturas de linguagem reivindicadas, em diversos momentos, por suas escolas e movimentos. Além disso, irá traçar uma trajetória do cinema brasileiro segundo suas modalidades ficcional, documental e experimental.
Duração: 32 horas
Conteúdo programático:
Nascimento de uma nova arte na modernidade e formação de sua linguagem;
Grandes domínios ou territórios do cinema – ficcional, experimental ou de vanguarda e documentário;
Manifestos do cinema, gêneros, escolas, movimentos;
Tradição e transformação do cinema brasileiro.

Teoria e prática de redação de roteiros

O presente módulo apresentará a teoria e prática de redação de roteiros para videoclipes, curta, média, longa – metragens e documentários.
Conteúdo programático:
Formatação técnica, ferramentas de escrita e linguagem;
Construção de personagens;
Estrutura aristotélica clássica e as teses de Syd Fieldn e Robert Mckee.
Duração:  21 horas

Produção em cinema

Neste módulo serão abordadas as ferramentas mais eficientes e necessárias para o produtor completo, tais como: quebra de roteiro; elaboração de orçamento; calendários e cronogramas de gravação.
Conteúdo programático:
Direção de produção, funções e técnicas;
Produção executiva, leis de incentivo e outro mecanismos de captação;
Produção de elenco, locação, objetos, arte;
Continuidade, cuidados logísticos e organização de atividades no set;
Lançamento e distribuição, business plan.
Duração: 27 horas

Direção de atores para cinema

Tratará da direção de atores, o método de Constantin Stanislavsky, as técnicas de Lee Strasberg, Stella Adler, Sanford Meisner.
Conteúdo programático:
Comunicação diretor/ator. Como extrair dos atores a melhor atuação;
Construção da linguagem cinematográfica;
Como orientar a equipe artística de um filme;
Como construir um projeto de direção de arte;
Diálogo com diretor de fotografia e outros membros da equipe artística;
Como realizar testes e selecionar atores.
Duração:  24 horas

Fotografia em película versus fotografia digital

Neste módulo será explicitado o papel do diretor de fotografia.
Conteúdo programático:
Funcionamento interno de uma câmera específica, funções e mecanismos externos de câmeras digitais, resolução, pixels, cmos, ccds e processadores;
Diafragma, obturador e foco, profundidade de campo, iluminação para cinema, lentes, teoria da imagem e como compor uma imagem interessante, captação de som direto e os cuidados com o áudio, cuidados com os equipamentos.
Duração: 27 horas

O funcionamento de uma ilha de edição

Serão sistematizadas informações referentes ao funcionamento e montagem de uma ilha de edição.
Conteúdo programático:
Plataformas pc e mac, apresentação dos softwares mais utilizados no mercado;
Softwares de edição do básico ao avançado, montagem, cortes, transições, efeitos, títulos;
Recursos básicos de animação e automação de efeitos, colorização e correção de cor, tratamento de áudio, eliminação de ruídos, edição stereo e básico de 5.1;
Autoração de DVDs.
Duração: 22 horas

Prática de Set

Neste módulo os participantes terão oportunidade de atuar na gravação de curtas-metragens em quaisquer das funções de uma equipe de cinema (direção, direção de fotografia, direção de arte, produção, continuista, roteiristas.
Conteúdo programático:
Atividade essencialmente práxica, com abordagem de todos os módulos na produção dos curtas.
Duração: 27 horas

CURRÍCULO DOS PROFESSORES

Jonathan Mendonça
Formado com louvor pela escola de cinema e bolsista integral do Instituto Stanislavsky, Jonathan rapidamente consagrou-se como um cineasta dinâmico ao ter seu curta de estreia (Finito) selecionado            para o Short Film Quarter do Festival de “Cannes”. Após a estréia Jonathan já trabalhou em diversos projetos de curta e longa-metragem incluindo a função de Assistente de Direção no longa Crosses & Stars. Atualmente se prepara para ser co-diretor de mais um longa.

Vitor Moreno
Formado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e graduado com louvor no Instituto Stanislavsky e na Escola de Cinema do Latin American Film Institute, Vitor aperfeiçoou-se em interpretação com professores dos EUA, Inglaterra e Finlândia. Acumula experiência como ator, diretor e iluminador em dois filmes de longa-metragem além de diversas peças teatrais e produções de curtas. Ministra aulas de interpretação no Latin American Film Institute.

Luciana Stipp
Possui experiência em cinco filmes de longa-metragem. Atriz formada pela Fundação das Artes de SCS e em Pedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo, Luciana estudou ainda com Natalia Lazarus (Los Angeles Performing Arts Conservatory), Marjo-Riikka Makela (Chekhov Studio International) e David Bridel (University of Southern California). Foi diretora de arte e produtora executiva do filme Jogo do Copo e atualmente está produzindo e dirigindo um novo longa-metragem. Leciona no MBA em Cinema do LAFilm/Max Planck.           
           
Eric Luchini
Como produtor de filmes publicitários e fundador da TILT filmes, possuiu entre seus clientes atendidos nomes como Fiat, Bradesco, Volkswagen, Skol, Itaipava, Gatorade e outros. Após acumular experiência em vídeos publicitários, institucionais, videoclipes e filmes de curta-metragem, em 2012 Eric foi convidado a participar como operador de áudio do longa-metragem “Jogo do Copo” e direção de fotografia em “Crosses & Stars”. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi-Morumbi e em cinema pela Escola de Cinema, atualmente integra a equipe do Latin American Film Institute e se prepara para ser Diretor de Fotografia em mais um longa.

Airo Munhoz          
Profissional da empresa Gaia Creative, onde atua como roteirista, diretor, editor e pós-produtor, Airo trabalhou por diversas agências de publicidade e estou cinema no Brasil e fora, com um curso de Direção para Cinema no Latin American Film Institute, Curso Intensivo de Cinema na New York Film Academy em Nova Iorque e graduação em Comunicação Social e Mídias Digitais pela Universidade Metodista.

Tristan Aronovich.
Estudou música, cinema e performance na Harvard  University, California Institute of the Arts,            Stetson University e Arizona State University.  Conquistou prêmios no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo o título de “Excelência em Cinema” pelo Canada International Film Festival,            “Escolha do Curador” na Harvard University e “Melhor Filme” no Logan Film Festival. Já lecionou no California Institute of The Arts (EUA), Arizona State University (EUA), USP, Faculdade Belas Artes, SESC, Faculdade Maurício de Nassau, MBA em Cinema LAFilm/Max Planck, dentre outras. É colunista da ZOOM MAGAZINE e autor do livro Fazendo Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário