A Secretaria de Cultura prorrogou até o dia 1º de agosto o prazo para inscrições do Curso de Formação Cinematográfica. Serão disponibilizadas 60 vagas para maiores de 16 anos, preferencialmente moradores da cidade. As aulas terão início em agosto e acontecerão às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 18 horas.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia simples do RG e de um comprovante de residência, carta de interesse e currículo artístico (se houver). A inscrição deve ser feita pessoalmente na Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 2º andar, Macedo), de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2087-4172.
O curso
A Secretaria de Cultura,
entendendo a importância e a dimensão simbólica do audiovisual, pretende
possibilitar as condições de produção aos realizadores da cidade, com um
conjunto de iniciativas: apoio e fomento à produção, formação técnica e artística,
criação de espaços e atividades de difusão do audiovisual, contemplando a
formação de público para o audiovisual produzido em Guarulhos e também para a
produção nacional. O curso é dividido por módulos sequenciais, entremeados por
palestras e debates.
A escola
Pode-se afirmar que o audiovisual
é um poderoso difusor da imagem e da cultura dos países e de suas regiões.
Propagador de ideias, comportamentos, hábitos e crenças e instrumento de
transformação social e de nossa afirmação soberana no mundo, tem potencial para
o fortalecimento da nossa identidade cultural. Assim, a criação da escola
possibilitará espaço físico e simbólico para a troca de experiências, vivência
e todo o processo de criação que envolve o audiovisual, em suas inúmeras
perspectivas e proposições. Locus de estímulo à abordagem da linguagem
artística, propõe-se a constituir-se em alternativa de expressão da cidade,
sensível e humanística.
MÓDULOS
Audiovisual, cinema e modernidade
Neste módulo, o participante terá
acesso a um quadro do cinema como arte nova e suas relações com as outras
artes. Trará informações quanto à formação dos três domínios de realização
cinematográfica e suas transformações no curso do tempo, do período clássico a
atualidade, abordando a história do cinema com ênfase nas rupturas de linguagem
reivindicadas, em diversos momentos, por suas escolas e movimentos. Além disso,
irá traçar uma trajetória do cinema brasileiro segundo suas modalidades
ficcional, documental e experimental.
Duração: 32 horas
Conteúdo programático:
Nascimento de uma nova arte na modernidade e formação de sua linguagem;
Grandes domínios ou territórios do cinema – ficcional, experimental ou de
vanguarda e documentário;
Manifestos do cinema, gêneros, escolas, movimentos;
Tradição e transformação do cinema brasileiro.
Teoria e prática de redação de
roteiros
O presente módulo apresentará a
teoria e prática de redação de roteiros para videoclipes, curta, média, longa –
metragens e documentários.
Conteúdo programático:
Formatação técnica, ferramentas
de escrita e linguagem;
Construção de personagens;
Estrutura aristotélica clássica e
as teses de Syd Fieldn e Robert Mckee.
Duração: 21 horas
Produção em cinema
Neste módulo serão abordadas as
ferramentas mais eficientes e necessárias para o produtor completo, tais como:
quebra de roteiro; elaboração de orçamento; calendários e cronogramas de
gravação.
Conteúdo programático:
Direção de produção, funções e
técnicas;
Produção executiva, leis de
incentivo e outro mecanismos de captação;
Produção de elenco, locação,
objetos, arte;
Continuidade, cuidados logísticos
e organização de atividades no set;
Lançamento e distribuição,
business plan.
Duração: 27 horas
Direção de atores para cinema
Tratará da direção de atores, o
método de Constantin Stanislavsky, as técnicas de Lee Strasberg, Stella Adler,
Sanford Meisner.
Conteúdo programático:
Comunicação diretor/ator. Como
extrair dos atores a melhor atuação;
Construção da linguagem
cinematográfica;
Como orientar a equipe artística
de um filme;
Como construir um projeto de
direção de arte;
Diálogo com diretor de fotografia
e outros membros da equipe artística;
Como realizar testes e selecionar
atores.
Duração: 24 horas
Fotografia em película versus fotografia
digital
Neste módulo será explicitado o papel
do diretor de fotografia.
Conteúdo programático:
Funcionamento interno de uma
câmera específica, funções e mecanismos externos de câmeras digitais,
resolução, pixels, cmos, ccds e processadores;
Diafragma, obturador e foco,
profundidade de campo, iluminação para cinema, lentes, teoria da imagem e como
compor uma imagem interessante, captação de som direto e os cuidados com o
áudio, cuidados com os equipamentos.
Duração: 27 horas
O funcionamento de uma ilha de
edição
Serão sistematizadas informações
referentes ao funcionamento e montagem de uma ilha de edição.
Conteúdo programático:
Plataformas pc e mac,
apresentação dos softwares mais utilizados no mercado;
Softwares de edição do básico ao
avançado, montagem, cortes, transições, efeitos, títulos;
Recursos básicos de animação e
automação de efeitos, colorização e correção de cor, tratamento de áudio,
eliminação de ruídos, edição stereo e básico de 5.1;
Autoração de DVDs.
Duração: 22 horas
Prática de Set
Neste módulo os participantes
terão oportunidade de atuar na gravação de curtas-metragens em quaisquer das
funções de uma equipe de cinema (direção, direção de fotografia, direção de
arte, produção, continuista, roteiristas.
Conteúdo programático:
Atividade essencialmente práxica,
com abordagem de todos os módulos na produção dos curtas.
Duração: 27 horas
CURRÍCULO DOS PROFESSORES
Jonathan Mendonça
Formado
com louvor pela escola de cinema e bolsista integral do Instituto Stanislavsky,
Jonathan rapidamente consagrou-se como um cineasta dinâmico ao ter seu curta de
estreia (Finito) selecionado
para o Short Film Quarter do Festival de “Cannes”. Após a estréia Jonathan já
trabalhou em diversos projetos de curta e longa-metragem incluindo a função de
Assistente de Direção no longa Crosses & Stars. Atualmente se prepara para
ser co-diretor de mais um longa.
Vitor Moreno
Formado
em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e graduado com louvor no
Instituto Stanislavsky e na Escola de Cinema do Latin American Film Institute,
Vitor aperfeiçoou-se em interpretação com professores dos EUA, Inglaterra e
Finlândia. Acumula experiência como ator, diretor e iluminador em dois filmes
de longa-metragem além de diversas peças teatrais e produções de curtas.
Ministra aulas de interpretação no Latin American Film Institute.
Luciana Stipp
Possui
experiência em cinco filmes de longa-metragem. Atriz formada pela Fundação das
Artes de SCS e em Pedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo, Luciana
estudou ainda com Natalia Lazarus (Los Angeles Performing Arts Conservatory), Marjo-Riikka
Makela (Chekhov Studio International) e David Bridel (University of Southern
California). Foi diretora de arte e produtora executiva do filme Jogo do Copo e
atualmente está produzindo e dirigindo um novo longa-metragem. Leciona no MBA
em Cinema do LAFilm/Max Planck.
Eric Luchini
Como
produtor de filmes publicitários e fundador da TILT filmes, possuiu entre seus
clientes atendidos nomes como Fiat, Bradesco, Volkswagen, Skol, Itaipava,
Gatorade e outros. Após acumular experiência em vídeos publicitários,
institucionais, videoclipes e filmes de curta-metragem, em 2012 Eric foi
convidado a participar como operador de áudio do longa-metragem “Jogo do Copo”
e direção de fotografia em “Crosses & Stars”. Formado em Rádio e TV pela
Universidade Anhembi-Morumbi e em cinema pela Escola de Cinema, atualmente
integra a equipe do Latin American Film Institute e se prepara para ser Diretor
de Fotografia em mais um longa.
Airo Munhoz
Profissional
da empresa Gaia Creative, onde atua como roteirista, diretor, editor e
pós-produtor, Airo trabalhou por diversas agências de publicidade e estou
cinema no Brasil e fora, com um curso de Direção para Cinema no Latin American
Film Institute, Curso Intensivo de Cinema na New York Film Academy em Nova
Iorque e graduação em Comunicação Social e Mídias Digitais pela Universidade
Metodista.
Tristan Aronovich.
Estudou
música, cinema e performance na Harvard University,
California Institute of the Arts, Stetson
University e Arizona State University. Conquistou
prêmios no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo o título de “Excelência
em Cinema” pelo Canada International Film Festival, “Escolha do Curador” na Harvard University e “Melhor
Filme” no Logan Film Festival. Já lecionou
no California Institute of The Arts (EUA), Arizona State University (EUA), USP,
Faculdade Belas Artes, SESC, Faculdade Maurício de Nassau, MBA em Cinema
LAFilm/Max Planck, dentre outras. É colunista da ZOOM MAGAZINE e autor do livro
Fazendo Cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário