sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mulheres cientistas nas Américas


Posted: 04 Apr 2013 08:12 AM PDT

O livro Mulheres Cientistas nas Américas tem depoimentos de 16 pesquisadoras da região a jornalistas especializados na área de ciência


Agência FAPESP
As mulheres desempenham papel cada vez mais importante no mundo das ciências, reduto historicamente masculino. A inclusão feminina confere mais brilho à pesquisa e agrega talento, sensibilidade e inteligência à mais excitante das aventuras humanas, o conhecimento.
Para a grande maioria das mulheres, no entanto, a opção pela ciência como carreira é uma escolha difícil – já que o feminino engendra uma multiplicidade de papéis – e precisa ser incentivada.
Foi com essa intenção que a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) publicou o livro Mulheres Cientistas nas Américas, com depoimentos de 16 pesquisadoras da região a jornalistas especializados na área de ciência.
Nas entrevistas, elas falam sobre sonhos, carreiras, família e obstáculos que tiveram que superar em sua trajetória científica. O Brasil está representado pela geneticista Mayana Zatz.
“Queremos motivar professores a estimular seus alunos, especialmente as meninas, para as carreiras científicas, mostrando que com perseverança e dedicação elas podem alcançar seus objetivos. Dedicamos esse trabalho também às famílias, para que eles possam contar a seus filhos histórias reais de pessoas comprometidas em servir à humanidade”, explicam os editores, integrantes do Grupo Ianas Women for Science. A expectativa, eles afirmam, é aumentar a consciência entre leitores da importância do debate de questões de gênero e do papel da mulher nas ciências.
A maioria das entrevistadas é formada por cientistas renomadas, com longa carreira dedicada à pesquisa. Todas revelaram ter descoberto seu interesse pela ciência na infância.
A botânica e bióloga boliviana Mônica Moraes R., diretora do Instituto de Ecologia da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz, conta que o fascínio por paisagens tropicais nasceu numa viagem que fez com o pai a Riberalta, no nordeste de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário