terça-feira, 25 de setembro de 2012

1° Pesquisa eleitoral do Diário de Guarulhos para prefeito

Almeida consolida liderança na corrida eleitoral de Guarulhos com 39%


Pesquisa registrada pelo DG, da empresa Opinião Pesquisa, aponta o prefeito Sebastião Almeida (PT) na liderança folgada da corrida eleitoral em Guarulhos, com 39% das intenções de voto.
Em segundo lugar, está Carlos Roberto de Campos (PSDB), com 19,5%.
A 19 dias da eleição (7 de outubro), os números mostram que a eleição para prefeito será disputada apenas entre os candidatos do PT e do PSDB, com poucas chances para uma “terceira via”.
O terceiro colocado, Alan Neto (DEM) está com apenas 7,2% das intenções de voto, empatado com Jovino Cândido (PV), com 7%.
Wagner Freitas (PP) aparece em quinto lugar, com 4,2%, seguido por Joel Paradella (PSTU), com 0,7%, e Ederaldo Batista (Psol), com 0.5%.
Os que declararam que vão anular o voto estão em 14%, e os indecisos chegam a 7,7%.
Os entrevistadores ouviram 400 eleitores de Guarulhos nos dias 6, 7 e 8 de setembro, por meio de questionários divididos em cotas de sexo, idade, renda e regiões da cidade.
A coordenação técnica é do sociólogo Nilton César Tristão e da urbanista Nilzete Rodrigues Costa.
A margem de erro é de até 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Isto significa, por exemplo, que tanto Almeida pode estar com 35% quanto com 44% das intenções de voto, ou e que Carlos Roberto pode ter em torno de 25% ou 15%.
Os números atuais são consistentes com os apurados pela mesma empresa Opinião Pesquisa e divulgados no dia 13 de agosto, com base em questionários aplicados entre 3 e 5 daquele mês.
Em agosto, entre os principais candidatos, Almeida tinha 38,45% (hoje tem 39%), Carlos Roberto tinha 18,2% (hoje tem 19,5%) e Alan Neto 8,5% (hoje tem 7,2%).
O único candidato que apresentou variação mais expressiva, no limite máximo da margem de erro, foi Jovino Cândido, que tinha 11,9% em agosto e agora tem 7%.
Os números de agosto e setembro mostram que os candidatos principais mantiveram praticamente as mesmas posições, com variações mínimas.
A eleição é definida no primeiro turno quando o primeiro colocado tem mais votos do que a soma de todos os demais, excluídos os nulos e brancos.
Na pesquisa de agosto, a soma dos votos aos demais candidatos chegou a 45%, enquanto os conferidos a Almeida alcançou 38,4% - portanto, haveria segunto turno naquele cenário.
Pela conta atual (números de setembro), a soma da intenção de voto dos aos demais candidatos a prefeito em Guarulhos chega a 39,1%, enquanto a de Almeida alcança exatamente 39%.
Como esses números estão dentro de uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais, para cima ou para baixo, ainda não é possível afirmar com segurança que não haverá segundo turno, embora esse seja o cenário mais provável.

Fonte: Diário de Guarulhos

Professor Anderson Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário